segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Mais uma viagem ao Centro de Saúde


Se o episódio da passada Sexta-Feira no Centro de Saúde já tinha sido... como hei-de dizer... interessante, hoje então foi ainda mais...

Lá fui eu para "desagrafar" a minha mãe de vez, ao Centro de Saúde. Tirámos a senha e apercebemo-nos que tínhamos 15 pessoas à nossa frente, tudo, mais uma vez, proporcionado pelas montanhas de velhos que vão levar a vacina da gripe e que, é administrada na sala dos tratamentos, pelos mesmos enfermeiros que fazem os tratamentos!! E é aqui que eu me questiono... Se há uma sala para vacinação porque raio é que os velhos, para levarem a vacina da gripe, têm de ir para a sala de tratamento??? Quando, ainda por mais, não é uma vacina que requeira qualquer tipo de competência específica por parte de quem a administra, como por exemplo a BCG.
O tempo foi passando e a malta foi beber um café... A coisa estava para durar (ainda mais do que as pilhas Duracell). Fui comprar pão, fui deixá-lo em casa e quando regressei ao Centro, o cenário da sala cheia de gente mantinha-se!!!
Continuámos esperando...

Algum tempo depois, passa uma enfermeira que nos diz:
- Isto ainda vai demorar um bocadinho... (Saindo, presumo que para almoçar uma vez que a vi chegar quase uma hora depois...)

Passado mais algum tempo... talvez uns 10 minutos, apareceu uma enfermeira que gritou bem alto e repetidamente:
- Quem está para a vacina da gripe é favor de me acompanhar...

Claro está que mais de metade da sala de espera ficou vazia!!!
A espera continuava e o desespero da malta também, até tive de ir comer um rissolinho ao café do lado para não morrer de fome. Entretanto, ninguém mais era chamado para a sala de tratamentos... E os enfermeiros iam saindo... (Sim eu conheço-os!!!)
Depois de ver esta cena dos enfermeiros a saírem e de ter visto um senhor levantar-se para ir reclamar e perguntar o que se estava a passar, decidi também eu revoltar-me e ir perguntar à senhora do balcão das informações (a tal que não dá informações...) o porquê daquela demora, ao que a senhora me responde:
- Pois é que está lá uma senhora a fazer um penso nos pés e aquilo demora muito tempo, cerca de uma hora... Aqui a minha colega até está à espera que a senhora saia para limpar a sala (apontando para uma senhora de luvas de borracha...).

Voltei costas e voltei a sentar-me, já desesperada demais e prestes a gritar que haviam enfermeiros a sair e a entrar e ninguém os metia a atender a malta para os tratamentos!!! Para além de que o número da dita senhora nem sequer tinha sido chamado... De onde teria vindo ela??? Do espaço?! Posto isto, também a minha mãe foi pedir explicações e exigiu inclusive ver se realmente estava lá alguém, porque a demora já era insuportável!!! De facto estava, a senhora tinha ido para lá marcar a sua vez quando o número anterior ao seu foi chamado. Isto também é cómico, uma vez que qualquer pessoa por ali a dentro entra e ninguém pede explicações... Qual é a parte da Sala de Espera que a senhora não percebeu??? Talvez a parte em que tinha um problema nos pés e que talvez estar sentada até nem lhe fizesse mal nenhum... Ou então tentou passar à frente de alguém...

Com tudo isto, e talvez já um pouco de fome à mistura da malta toda, começou a haver muito burburinho. Curiosamente apareceu logo lá uma enfermeira a chamar um número para os tratamentos. Era um senhor (o tal que também se revoltou) e que este lá dentro 5 minutos. Depois foi mais uma eternidade de espera.
A sala tinha de ser limpa (devido aos tratamentos da outra senhora) e tinha de secar, mas há que lembrar que existem 2 salas para tratamentos, talvez a senhora tenha andado numa e noutra a saltitar!!!

Pouco depois aparece uma enfermeira que pergunta pela senha número 30 e claro está a malta era o 23, a sra. enfermeira não sabia que o pessoal da gripe tinha senhas azuis (a dos tratamentos) e voltou a dar confusão. Toda a gente se levantou a reclamar e houve mesmo quem pedisse o livro de reclamações (eu e outras pessoas lol). A enfermeira pediu desculpa e tal... que a malta é que já tinha de ter falado e eu que já tinha esgotado toda a paciência que me assistia no momento, ri-me na cara dela pois farta de reclamar estava eu e os outros todos que lá esperavam!!!

Resumindo: cheguei lá às 10:45 horas e saí de lá às 13:43 horas...



P.S. - não vão ao Centro de Saúde...

Sem comentários: